A homeopatia se trata de uma medicina que visa à cura do corpo de uma maneira global. A homeopatia não pretende apenas curar a doença ou tratar os sintomas, mas recobrar o equilíbrio orgânico do paciente.

Assim, com o uso do medicamento homeopático, o paciente faz um tratamento completo e suave, que vai curar a doença sem agredir o organismo ― sem causar efeitos colaterais ― e que proporcionará a melhora da imunidade.

Na medicina tradicional, o paciente é tratado visando a extinguir o mal que apresenta. Trata-se a doença e seus sintomas como foco. Na homeopatia, o médico homeopata vai buscar a raiz do problema, o que ocasionou aquele sintoma ou doença, e vai tratar essa fonte.

Assim, a homeopatia vê o paciente e o trata como todo e não apenas em partes isoladas, buscando restabelecer o equilíbrio do corpo.

O tratamento homeopático é indicado para diversos problemas de saúde, tanto a orgânica como a psicológica. Geralmente o medicamento é indicado para tratar doenças ginecológicas, respiratórias, gastrointestinais, dermatológicas, alérgicas e para aumentar a imunidade.

Os tratamentos homeopáticos podem ser aliados aos tratamentos convencionais e, em alguns casos, substituí-los. Porém, não é indicado fazer essa substituição por conta própria, em especial nos casos de doenças graves.

É sempre necessário seguir as indicações do especialista. Mesmo para tratar-se com o medicamento homeopático, convém consultar um médico homeopata. Afinal, embora se trate de uma medicina de menor risco, é preciso que o especialista faça a avaliação do paciente para indicar o tratamento mais seguro e eficaz para cada caso.